Exigir nota fiscal em postos NÃO fará com que preço dos combustíveis baixe, afirma Petrobras

0
168

Infelizmente as “modinhas virtuais” viralizam, se espalham, antes mesmo que a noticia seja avaliada e considerada verdadeira. Neste caso, as redes sociais atualmente de suma importância para levar informações rápidas, acabam desempenhando função negativa.
Após circular um áudio afirmando que exigir nota fiscal nos postos de combustíveis, forçaria baixa de preço dos produtos, a própria Petrobras cuidou de desmentir tais afirmações: NÃO é VERDADE. Logo Sites e jornais de credibilidade noticiaram que a informação não é verdadeira.
O G1 publicou o seguinte:
“O autor do áudio parte da premissa de que há sonegação em massa e argumenta que se todos os consumidores pedirem nota fiscal, os postos terão de pagar todos os impostos devidos e acabarão ficando com um lucro menor. E que, assim, os donos dos postos irão cobrar do governo que o preço do combustível baixe, para que mantenham a margem de lucro”.
A verdade dos fatos:
“Citada no áudio, a Petrobras Distribuidora contesta as informações. Diz que os principais tributos sobre o setor de combustíveis – ICMS, PIS/Cofins e Cide – são recolhidos em etapas anteriores da cadeia produtiva, ou seja, nas refinarias, nas importadoras, nas usinas e nas distribuidoras.
Afirma ainda que adota sempre as melhores práticas comerciais, concorrenciais e éticas e exige a mesma postura dos revendedores com sua bandeira. A Petrobras diz que participa do movimento Combustível Legal, que combate a sonegação e também a adulteração de produto e de volume, a clonagem de imagem dos postos embandeirados e outros desvios.
A distribuidora esclarece, por fim, que, como em qualquer estabelecimento comercial, a emissão da nota fiscal nos postos é um direito do consumidor e beneficia todos os agentes idôneos do mercado.

O que define o preço da gasolina?

O preço da gasolina comum para os consumidores, segundo a Petrobras, é formado pela seguinte proporção: 31% são os custos de operação da empresa para produzir o combustível, 10% são impostos da União (Cide, PIS/Cofins), 28% são impostos estaduais (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS), 15% é o custo do etanol adicionado à gasolina e 16% se refere à distribuição e revenda (entenda).
Os postos de gasolina repassam ao consumidor os custos de toda a cadeia do combustível. Tudo começa com o preço pelo qual a gasolina chega aos distribuidores vindo das refinarias – sejam da Petrobras ou privadas, já que desde janeiro de 2002 as importações de gasolina foram liberadas e o preço passou a ser definido pelo próprio mercado, como informa a própria estatal.
Pela nova política de preços, a Petrobras reajusta diariamente os valores dos combustíveis nas refinarias. O repasse ou não aos consumidores finais depende dos postos. Além disso, recentemente o governo elevou as alíquotas de PIS e Cofins sobre os combustíveis. Os postos repassaram esses custos ao consumidor final.
Para maiores informações os seguintes sites de noticias contribuíram visando
esclarecer NÃO SER VERDADE, que, exigir nota fiscal baixe o preço da gasolina.

http://g1.globo.com/e-ou-nao-e/noticia/exigir-nota-fiscal-em-postos-fara-com-que-preco-da-gasolina-baixe-nao-e-verdade.ghtml

http://www.verdadeabsoluta.com/2017/08/pedir-nota-fiscal-em-posto-fara-gasolina-ficar-mais-barata.html

http://www.momentoverdadeiro.com/2017/08/exigir-nota-fiscal-em-posto-vai-baixar-o-preco-da-gasolina-nao-e-boato.html

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here