Semana do meio ambiente comemorado de 01 a 05 de junho, em 2017 quase não se ouviu falar devido a crise que o Brasil passou com a greve dos caminhoneiros. Diante da importância do tema, a secretaria municipal de meio ambiente aproveitou o momento pós-crise, realizará varias atividades no decorrer do mês de junho para que essa data comemorativa não seja esquecida.
A iniciativa de criação desta semana foi originada no Brasil pelo decreto 86.028/81, complementando ao dia do meio ambiente instituído pela ONU.
O objetivo preponderante de memorização desta semana é a conscientização dos governantes bem como incluir a sociedade de necessidade de preservação e melhorias do meio ambiente. Sendo proposto dar enfase a atenção de conservação e cuidados aos diferentes tipos de ecossistemas.
A secretaria de meio de Santo Antonio do Descoberto, destaca a celebração da semana do meio ambiente.
“Nesses tempos de céus de cinzas e chumbo, nos precisamos de árvores desesperadamente verdes”. (Mario Quintana).
Desde a década de 1960, o impacto ambiental passou a ter mais importância para ambientalistas e organizações internacionais. Nos anos de 1970, a ONU também passou a desenvolver conferências e estabelecer metas para os países membros com relação à preservação do meio ambiente. Esses objetivos devem ser cumpridos de forma sustentável. Assim sendo, pesquisadores de áreas como Biologia, Biotecnologia, Química, Geografia, Engenharia, Arquitetura e Tecnologia têm desenvolvido e pesquisado soluções para a preservação ambiental. Entre elas destacam-se:
Uso de biomassa para gerar bioenergia e biocombustíveis.
Sustentabilidade na produção e desenvolvimento de produtos.
Reciclagem ou reutilização de materiais.
Energia alternativa, como a solar e eólica.
Uso de biocombustíveis e automóveis elétricos.
Uso de soluções biológicas no lugar de substâncias químicas.
Planejamento urbano adequado.