A lei municipal 1033/2017 de autoria do vereador Alexandre de Jesus, criou a comenda de reconhecimento por serviços prestados a comunidade. Os homenageados foram:
Padre Marcelo José Vieira Junior, nomeado Pároco da Paróquia de Santo Antônio do Descoberto em 2006. Por conta do grande número de peregrinos aconteceu à elevação da Igreja Matriz a Santuário em 2008, e o Padre Marcelo nomeado primeiro Reitor do Santuário de Santo Antônio do Descoberto.
Carlos Carvalho da Mata chegou em Santo Antônio do Descoberto em 1971, proprietário do primeiro museu da cidade. Atualmente, Carlos da Mata trabalha no Departamento da cultura do Município e vem há 30 anos pesquisando a história de Santo Antônio do Descoberto e agregando conhecimento ao Museu Municipal.
Antônio Lopes Conde é filho de Benedito Lopes conde, pioneiro e destaque entre os Condes, além de um dos maiores violeiros da região, seu filho, Antônio Conde, seguiu seus passos e arrastou a cultura pela cidade por todos esses anos.
São 03 homenageados aprovados pela maioria dos vereadores que se destacam ou destacaram por serviços prestados ao município. A solenidade é realizada sempre no dia 13 de junho de cada ano, dia de Santo Antônio, cujo se caracteriza como feriado municipal na cidade.
Em junho após os festejos do padroeiro encerrados em 13 de junho, os trabalhos legislativos são retomados a todo vapor, prometendo debates acalorados ja que começa a campanha eleitoral para 2018.