Dengue sintomas e combate

0
775

Como período de chuvas contantes o perigo de se contrair dengue, zika ou chikungunya aumenta significantemente. Isso porque com água empoçada, os mosquitos Aedes aegypti colocam seus ovos e as larvas eclodem. É importante manter seu terreno limpo de todo o material que possa armazenar água e não propiciar o ambiente para a proliferação deste inseto. Pneus, garrafas d’água, entulho, plásticos, tampas de garrafa, entre outros, devem ser acondicionados propriamente. Pratos de vasos de plantas devem conter areia. Vasilhas de água para animais domésticos devem ser lavados diariamente.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. No Brasil, foi identificada pela primeira vez em 1986. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente no mundo.

Quais são os sintomas?

A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde.

Como é o tratamento?

Não existe tratamento específico para dengue. O tratamento é feito para aliviar os sintomas quando aparecer os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido. Importante não tomar medicamentos por conta própria.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here