Governo do estado promete mais 10 escolas militares. As cidades de Águas Lindas, Goianápolis, Itapuranga, Luziânia, Mineiros, Pontalina, Santa Helena de Goiás, São Luís de Montes Belos, São Miguel do Araguaia e Vianópolis e Santo Antonio do Descoberto. Deputados estaduais de base do Governo Marconi, visitam municípios goianos levando a promessa do modelo militar para as escolas estaduais.
A câmara de vereadores recebeu os deputados Gustavo Sebba/PSDB e Jean Carlo/PHS, na manhã desta quinta-feira 05/10. Diversas autoridades compareceram a reunião. O prefeito Adolpho Lohrmann, enfatizou a importância das escolas militares para o desenvolvimento escolar dos alunos do município. O presidente da casa de leis, Alexandre de Jesus, em boas vindas aos parlamentares e demais presentes, salientou a relevância da instalação de escolas militares na cidade.
A palavra franqueada a diversos representantes: vereadores, conselheiros tutelares, educadores, secretários municipais, lideres políticos e os deputados estaduais.
O conteúdo curricular das instituições militares é praticamente o mesmo, distinguindo-se pela oferta das matérias de Civismo e Cidadania, ministradas por militares que ensinam valores humanos e a disciplina no dia a dia. ”Mas não há nenhum processo de castração nem limitação dos alunos”, observa. O ingresso de novos alunos se dá por sorteio das vagas.
Uma das escolas da rede estadual será escolhida como projeto piloto no município.
Os PMs exercem ainda funções administrativas, como fazer as chamadas dos alunos e o contato com os pais, visando, segundo ele, à otimização de resultados, já que os professores podem se dedicar mais às atividades em sala de aula.
O modelo de ensino foi se expandindo gradativamente a partir de 2013, quando haviam apenas seis unidades em todo o estado. Naquele ano, houve o acréscimo de 12 unidades e foram mais 9 entre 2014 e 2015, além de oito em 2016. Atualmente, cerca de 40 mil estudantes cursam a segunda fase do ensino fundamental e o ensino médio nas 35 unidades geridas pela PM.