Meio ambiente é preciso preservar antes que seja tarde

0
715

A equipe da secretaria municipal de meio ambiente redobra os cuidados principalmente no período de chuvoso. Em consequência de cuidados necessários em tempo de estiagem com meio ambiente – Lixo jogado em nascentes, córregos e matas, consequentemente destro a natureza. Os alagamentos na maioria das vezes acontece em locais que o meio ambiente foi danificado pela ação humana. O meio ambiente está sendo cada vez mais alterado pelo homem. Com os impactos sofridos pelo meio ambiente se cada cidadão cumprir com sua parte para a sustentabilidade do planeta, ficará meio fácil renovar o quadro do nosso meio ambiente. A utilização de produtos de limpeza e cosméticos não tóxicos aliviarão a degradação do meio ambiente.
Também a devastação do meio ambiente começa no meio dele mesmo. A utilização de agrotóxicos nas lavouras contribui para um enfraquecimento do solo e poluição do ar. Os métodos artesanais de agricultura são uma ótima prevenção.
O desmatamento e a ocupação irregular do solo devastam as áreas de cabeceira ou de recarga, responsáveis pelo reabastecimento dos lençóis freáticos, aquíferos e nascentes, o que contribui em grande parte com a redução da quantidade e da qualidade de água disponível no planeta. Essas localidades são cruciais para o reabastecimento dos lençóis freáticos, aquíferos, das nascentes e, consequentemente, dos rios.
De tal maneira, a preservação dos rios é igualmente importante. E algumas simples mudanças de hábitos ajudam a mantê-los sempre em bom estado. Você já chegou a pensar que o lixo jogado nas rodovias quase sempre é conduzido para os rios? Portanto, não custa nada guardá-lo em dentro do veículo. O hábito de jogar bitucas de cigarro nas estradas também é outro problema, uma vez que provoca queimadas que podem atingir as matas ciliares, que são de vital importância para a preservação dos nossos rios.
Dessa forma, é preciso entender que precisamos das nascentes e, portanto, o cuidado com os bens que nos são essenciais cabe somente a nós.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here