MEIO AMBIENTE INTENSIFICA VIGILÂNCIA EM PROTEÇÃO AS NASCENTES

0
186

A vasta área rural compreende mais de 80% do território santantoniense, infelizmente varias nascentes foram destruída, consequência de ação irresponsável humana. Diante disso, a secretaria do meio ambiente vem intensificando vigilância as principais nascentes, visando proteger as que ainda perseveram em sobreviver, jorrando água, sinônimo de vida.
Água doce é considerada elemento indispensável para manutenção da vida na terra, satisfazendo as necessidades básicas, como saúde, produção de alimentos e a continuidade dos ecossistemas. Essa importância, associada à grande possibilidade de sua escassez, faz com que a conservação e a recuperação das nascentes de água, se torne um instrumento essencial para manutenção e qualidade de vida das futuras gerações.As nascentes abastecem riachos, córregos e cursos d’água que por sua vez abastecerá os rios. Se não houver a proteção destas nascentes, muito provavelmente a vazão de água disponível nos cursos d’água será prejudicada afetando sua qualidade e principalmente, o meio a sua volta.
Para recuperação e preservação das nascentes e mananciais nas propriedades rurais podemos adotar medidas de proteção do solo e da vegetação que o cobre, banindo práticas, como queimadas e derrubadas e adotando como forma complementar o reflorestamento
de nascentes e sua proteção.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here