Ao longo do ano de 2017 o Governo Municipal por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente representada pelo Secretário, Benedito José Solano de Castro, desenvolveu várias ações, as quais tiveram como objetivo a conscientização e a melhoria de qualidade de vida da população aliado a busca pelo equilíbrio ambiental.
Neste contexto a Secretaria buscou realizar algumas benfeitorias de modo a prestar uma atividade de qualidade diante das necessidades surgidas no decorrer do ano inicial a gestão. Sendo assim, segue abaixo, alguns feitos realizados dentre várias ações:
Na semana do Meio Ambiente foram relizadas diversas atividades. Sendo elas: palestras de conscientização ambiental nas escolas e reunião com lideranças e representantes dos bairros Beira Rio I e II referente a regularização e melhoria territorial.
Foram revitalizadas algumas praças do município.
Inaugurado um Polo da Sede da Secretaria na Região da Corumbá IV.
Inaugurado o Viveiro Municipal.
Foram realizadas pela Secretaria as duas primeiras Audiências Públicas as quais deram início ao Plano Diretor de Ordenamento Territorial – PDOT.
Realizado levantamento referente a qualidade das águas dos Rios Descoberto, Areias, Alagado e Córrego Melchior juntamente com a Saneago.
Retomado o processo de reimplantação e regularização da Coleta Seletiva.
Realizadas blitz ecológica na Região da Corumbá IV durante o período de Piracema.
Realizado atividade de limpeza e construção de gavetas no Cemitério Municipal.
Realizadas operações de averiguação de denúncias as quais originou em várias apreenções de pássaros mediante as comprovações de ilegalidade.
Realizado gratuitamente, junto a população rural, o CAR – Cadastro Ambiental Rural, o qual teve o prazo prorrogado até 30 de maio de 2018.
Ainda sob a seguimentação das atribuições de atividades da Secretaria do Meio Ambiente foram realizadas várias operações no município e em especial na região da represa da Corumbá IV referente o combate ao parcelamento irregular de áreas. Quanto ao licenciamento foram efetivadas notificações dos empreendimentos com análise e julgamento dos autos de infração. Além disto, houve o papel fundamental da fiscalização com atendimento de reclamações, vistorias, autuações e multas.
Por fim, conclui-se que a Secretaria tem entre as prioridades para 2018 dar segmento na implantação do Bosque Municipal e adequação da área utilizada atualmente como lixão, por meio
da instalação da manta geomembrana que permitirá que o município esteja em conformidade com as técnicas ambientais, as quais já foram ambas iniciadas em 2017 conforme salienta as imagens.